88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Lesões no ciclismo: quais são as principais e como evitá-las? 19 de agosto de 2022 - 10:59

Como em qualquer esporte, as lesões no ciclismo também podem ocorrer. Porém, isso não é motivo para abandonar o pedal, ainda mais para quem está começando. Afinal, elas tendem a acontecer por falta de prevenção. Sendo assim, é importante seguir algumas práticas para que o risco seja reduzido ao mínimo possível.

Quais lesões no ciclismo são mais comuns?
Algumas lesões no ciclismo podem ocorrer em curto prazo; já outras demoram a aparecer, podendo estar relacionadas a fatores que passam despercebidos, como a postura na bicicleta. Veja algumas delas a seguir.

Quedas
As quedas são as lesões mais óbvias que os ciclistas podem ter. Causadas por uma pista molhada ou por algum obstáculo repentino, além de problemas na bike, elas podem levar a diversos tipos de ferimentos: desde os mais simples, como arranhões, até os graves, como traumatismo craniano.

Como nem todas dependem de você ou da bike, o ideal é buscar preveni-las. Ou seja, sempre conte com itens de segurança, além de conhecer bem o seu caminho e ter cuidado nos trajetos, especialmente em trilhas irregulares ou em estradas com carros e caminhões.

Dores na coluna lombar
A coluna lombar é a parte inferior da coluna vertebral. As suas dores estão relacionadas às sensações de choque ou queimação, além de incapacidade de se movimentar livremente, bem como a uma dor aguda, que também irradia para as pernas.

Para os ciclistas, esse tipo de dor está diretamente relacionado à sua postura, ou seja, à posição do corpo enquanto pedala a bike. Além disso, ela pode surgir rapidamente, mas se agravar caso não ocorra tratamento.

Dor perineal
A região perineal faz parte da área pélvica. Ela envolve um conjunto de músculos, que ficam entre o ânus e o órgão genital. Para os ciclistas, a dor nessa região pode aparecer devido à falta de circulação sanguínea em razão da compressão desses músculos perineais.

Formigamentos
Formigamentos são outro tipo entre as lesões no ciclismo. Nas mãos, eles podem acometer pulsos e dedos, devido à compressão dos nervos e à falta de movimentação, ou seja, quando o ciclista fica muito tempo com elas “travadas” no guidão. Além disso, a região do pulso também pode sofrer com os impactos do pedal, levando a lesões, como a síndrome do túnel do carpo.
Já os pés podem sofrer com formigamento ou dormência, devido ao simples fato de o sapato estar apertado. Além disso, esse desconforto também pode ocorrer por causa da compressão dos nervos da perna.

As lesões no ciclismo podem ocorrer, como em qualquer outro esporte. Exatamente por isso, é preciso se prevenir, seguindo algumas precauções, como as dicas que passamos. Além disso, é preciso estar atento: caso as lesões ocorram com frequência, se você sentir dores constantes ou perceber que estão se agravando, é preciso procurar um médico e fazer o tratamento certo.

 No Manhã da Mais a jornalista Bruna Quinalha conversou com o ortopedista do Hospital VITA, especialista em ombro e cotovelo Dr Vagner Messias que explica como é possível evitar lesões nos passeios de bicicleta.

(Foto: Canva)


Tags: Lesões Acidente Bicicleta Acidentes ciclista

Relacionados

Desenvolvido por: