Stalking: entenda o crime de perseguição e como denunciar

Stalking: entenda o crime de perseguição e como denunciar

Redação Rádio Mais | 28 de agosto de 2024 - 14:19
Paraná registrou uma média de 20 casos por dia somente em 2023, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública

O stalking, ou crime de “perseguição”, tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil e, especificamente, no Paraná. O estado registrou mais de 7 mil casos em 2023, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a advogada criminalista Rosana Becker.

De acordo com ela, o “stalking” foi tipificado como crime no Código Penal em 2021. “Significa perseguir alguém de forma reiterada e por qualquer meio, ameaçando sua integridade física ou psicológica, restringindo sua capacidade de locomoção ou invadindo sua esfera de liberdade ou privacidade. Hoje, temos visto isso avançar cada vez mais por meio do celular”, explicou.

A perseguição é considerada crime quando causa medo na vítima e alteração em sua rotina. Em geral, acontece por ressentimento, vingança, rejeição, solidão ou ilusão de que existe um relacionamento entre a pessoa e o perseguidor. A pena prevista é de seis meses a dois anos.

A advogada também explicou que, caso uma pessoa seja vítima de stalking, ela deve denunciar. “Procure a Casa da Mulher Brasileira, Delegacia da Mulher ou qualquer delegacia mais próxima. As pessoas também podem acionar o Ligue 180, que atende qualquer tipo de violência contra a mulher“, finalizou.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS