88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Data de validade poderá sofrer alterações segundo nova proposta da indústria 06 de dezembro de 2021 - 15:37
(Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) planeja mudar a forma como o prazo de validade funciona para alguns alimentos no Brasil. 

A ideia é indicar uma data preferencial para o consumo, permitindo que produtos não perecíveis como macarrão, biscoito e chocolate, possam ser vendidos nos supermercados depois desse prazo.

Atualmente, as lojas que venderem alimentos vencidos estão cometendo um crime, e podem ser obrigadas a pagar multas e indenizações. A proposta da Abia é que, depois do prazo estabelecido, o consumidor avalie características do alimento como cheiro e aspecto antes de consumi-lo. O novo modelo não seria aplicado a produtos perecíveis, como carnes, por exemplo.

Os alimentos classificados como não perecíveis, são aqueles considerados estáveis, ou seja, que demoram mais para estragar. A maior parte não precisa de refrigeração porque tem pouca água ou passou por processos de esterilização (como o leite UHT), o que dificulta a proliferação de microrganismos. 

A ideia precisa ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Abia ainda não apresentou um pedido formal ao governo sobre o assunto, alegando que o mesmo precisa ser amplamente estudado.


Relacionados

Desenvolvido por: