88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Manhã da mais
Confira soluções sustentáveis para se livrar de baratas 03 de janeiro de 2022 - 12:01

(Foto: Canva) 

As baratas podem trazer sérios riscos à saúde para os humanos, disseminando doenças como salmonelose, infecções por staphylococcus, bactérias de escherichia coli, febre tifóide, gastroenterite e demais problemas relacionados, principalmente, a ingestão de alimentos que tiveram contato com o bicho.
Mesmo que muitos recorram a inseticidas na hora de se livrar de alguma barata em casa, o produto apresenta uma série de problemas, desde a possibilidade de eliminar insetos que são cruciais para o meio ambiente, como abelhas, bichos que combatem o surgimento de outras pragas, como aranhas, e até mesmo questões relacionadas a saúde dos animais de estimação.
Para manter esses insetos longe da sua casa e da sua família, confira essas dicas: 

Folha de Louro

As baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão, debaixo da pia e tanques.  

Eucalipto e alecrim

Esse é mais um aroma que evita o surgimento dos bichos na residência, já que, assim como ocorre com as folhas de louro, os insetos detestam. Neste caso, dê preferência a produtos de limpeza que possuam essa essência ou prepare você mesmo uma solução de eucalipto com alecrim e passe pelo chão da casa.

Água e sabão

Neste caso, trata-se de um poderoso inseticida natural para se livrar dessas criaturas nojentas. A solução é uma alternativa ao inseticida em spray: basta misturar água e sabão até o líquido ficar escorregadio, e borrifar sobre o inseto quando ele aparece. O sabão age entupindo os poros da barata e a impedindo de respirar, para matar o bicho sem a necessidade de venenos.

Bicarbonato

A solução é utilizada para substituir aquelas famosas armadilhas que atraem e envenenam as baratas. Para isso, basta misturar açúcar com bicarbonato e espalhar em potinhos devidamente posicionados em pontos estratégicos da casa. Enquanto o açúcar atrai as baratas, o bicarbonato acaba por envenenar o inseto.

Água fervendo

Um dos locais mais comuns para abrigo desses insetos em centros urbanos é a rede de esgoto. Por isso, é comum a bichana entrar em casa pelos canos em busca de resíduos de alimentos presos na tubulação. Uma dica importante é: além de tampar os ralos do banheiro e tanques após o uso, despejar água fervendo no ralo da pia após lavar as louças, eliminando sujeiras e gordura que estejam presos.

Tags: Dicas Rádio Mais Sustentabilidade

Relacionados

Desenvolvido por: