Quase 3 em cada 10 escolas brasileiras proíbem o uso de celulares entre crianças e adolescentes, enquanto 64% dessas instituições liberam o uso com restrições. É o que revela a pesquisa TIC Educação 2023, feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. O estudo aponta que o controle do uso dos aparelhos tem se intensificado no Brasil.
No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a psicopedagoga Esther Cristina Pereira. Ela explicou que o uso da tecnologia nas escolas pode ser positivo, mas, em excesso, é prejudicial: “Hoje, a gente vê crianças de 9 anos já com celular e acesso à internet. Em demasia, isso prejudica o processo de aprendizagem. A família sabe que essa criança está dentro da escola, os amigos estão lá, então, com quem mais ela precisa estar conectada?”
Para Esther, a escola é uma parceira, mas os pais também têm um papel fundamental nesse processo. É importante se autoavaliar e entender qual é o exemplo que estão dando para os filhos. “Tem muitas maneiras de controlar o que a criança vê e acessa. Mas, hoje, a família abriu mão desse controle. Temos visto resultados terríveis, como adolescentes que passam a noite toda jogando, por exemplo, que não saem nem para ir ao banheiro. Isso é algo que precisamos falar. Cada família deve analisar isso”, explicou.