Sentir mais dor muscular no inverno no inverno é normal? De acordo com Bernardo Luz, médico ortopedista e especialista em traumatologia esportiva e cirurgia do joelho, a resposta é sim.
O frio causa contraturas musculares, piorando a vascularização dos tecidos e fazendo com que eles sofram mais para realizar movimentos, o que cria um ambiente propício para a dor. “As pessoas mais vulneráveis são aquelas que já têm uma degeneração articular, um desgaste muscular ou tendinoso, como pacientes idosos, por exemplo. E também aqueles que apresentam alguma doença reumatológica, ou que passaram por cirurgia de fratura”, explicou ele.
Para evitar essas dores musculares e articulares no inverno, o ideal é manter o corpo aquecido e praticar atividades físicas. “Às vezes, de manhã, você precisa criar o hábito de se alongar, mexer as articulações do joelho, tornozelo, quadril, ombro. Isso pode ser feito na própria cama, para que, quando você começar a andar, suas articulações já estejam levemente aquecidas, diminuindo a rigidez e a hipersensibilidade”, esclareceu o médico.
Ele também explicou que, ao fazer exercícios físicos fora de casa, é importante se proteger, com o uso de luvas, touca e até um protetor labial. A dica é ir com roupas adequadas e “pecar pelo excesso”.