Saúde dos idosos: como ter qualidade de vida na terceira idade?

Redação Rádio Mais | 26 de julho de 2024 - 16:03
Número de pessoas acima de 65 anos cresceu 57% em 12 anos no Brasil, segundo o Censo do IBGE

O envelhecimento da população é uma tendência que vem crescendo no mundo, em especial no Brasil: o número de idosos com mais de 65 anos aumentou 57% nos últimos 12 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, a saúde dos idosos se torna uma prioridade cada vez maior.

No “Consultório Médico” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a médica geriatra e cooperada da Unimed Curitiba, Débora Lopes. Ela explicou que os principais problemas de saúde na terceira idade são as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de osteoporose e artrite. Outro problema são as quedas: só no primeiro semestre de 2024, o Paraná registrou mais de 12 mil acidentes deste tipo com idosos, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).

“Com o envelhecimento, já há uma tendência de diminuição da massa óssea. Normalmente, atingimos o pico ósseo na idade jovem, em torno dos 30 anos. E conforme envelhecemos, perdemos a qualidade do osso. O idoso frequentemente tem fraqueza nas pernas, além de perda auditiva e visual, o que é um prato cheio para quedas. Sem contar as questões ambientais, como escadas e calçadas irregulares. Nosso ambiente não é favorável aos idosos com limitações”, explicou a médica.

Por isso, uma dica importante é praticar exercícios físicos para manter uma boa massa muscular. Algumas opções são yoga, pilates e atividades de fortalecimento. Em relação à alimentação, o consumo adequado de leite e uma dieta saudável são fundamentais para manter a saúde dos ossos. Mas não é só a saúde física que importa: o bem-estar mental também é necessário.

“A relação intergeracional, dos avós com netos, por exemplo, é muito saudável. É importante que os idosos convivam com a energia das crianças. O neto é aquele filho que o avô pode agradar sem precisar educar, é uma relação diferente de amor, mais tranquila”, explicou Débora. Para finalizar, vale ter alguns cuidados para evitar problemas de memória e manter a mente ativa: estudar outros idiomas, aprender algum instrumento musical ou praticar a leitura são boas opções.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS