Rádio Mais FM | Aqui é Bom Demais
Saiba lidar com problemas respiratórios causados pelo clima seco

Saiba lidar com problemas respiratórios causados pelo clima seco

10 de julho de 2024 – 15:06
Segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, os paranaenses vêm sofrendo com a baixa umidade do ar desde junho 

No Consultório Médico, a apresentadora Carol Chab conversou com o médico otorrinolaringologista Marco César Jorge dos Santos, que deu dicas de como cuidar da saúde na época mais seca e evitar problemas respiratórios, como rinite e sinusite.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), o estado teve um mês de junho extremamente seco, praticamente sem registros de chuva no Norte e Noroeste, o que prejudica muito a saúde humana. Mas nem sempre são bactérias ou vírus que causam problemas, pelo menos de início: às vezes, o nariz apenas fica ressecado, ocasionando a formação de cascas que, então, favorecem a entrada de microrganismos.

O médico explica que a hidratação é o principal cuidado nesse clima seco. “Além disso, a lavagem nasal com soro fisiológico em spray ou jato contínuo é a melhor terapia que você pode fazer para tratar o ressecamento a nível domiciliar”, finaliza Marcos César Jorge dos Santos.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power