O Brasil vive um dos piores cenários já vistos em relação a queimadas e estiagem em diversas regiões, inclusive no Paraná. Só no estado, já foram registrados mais de 11 mil incêndios em 2024, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O clima seco e a poluição do ar por conta da fumaça contribuem para problemas de saúde – e a chegada da primavera preocupa ainda mais, devido às alergias sazonais.
No “Consultório Médico”, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a otorrinolaringologista Mariele Lovato. Ela explicou que tomar bastante líquido e manter as vias aéreas hidratadas são cuidados fundamentais. O uso de umidificadores também é recomendado, desde que ele permaneça limpo.
“A primavera, que está chegando, vai afetar mais as pessoas que têm alergias respiratórias referentes ao pólen. Então, se você já tem uma rinite ou asma, por exemplo, agora é o momento de começar com as medicações preventivas que seu médico passou – se você faz algum acompanhamento. Além disso, hidratar muito o nariz com soro fisiológico e colocar uma coberta em cima da cama ao acordar, para que os pólens fiquem ali durante o dia. Aí, na hora de dormir, você chacoalha essa coberta”, orientou a médica.