Problemas respiratórios estão em alta no Paraná: saiba prevenir

Problemas respiratórios estão em alta no Paraná: saiba prevenir

Redação Rádio Mais | 27 de agosto de 2024 - 16:48
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba indicam que os casos aumentaram entre 11 e 17 de agosto

Com as mudanças bruscas de temperatura das últimas semanas, o Paraná vive um aumento nos casos de problemas respiratórios. Só em Curitiba, os casos cresceram cerca de 20% na semana de 11 a 17 de agosto, em comparação com a semana anterior, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. Foram mais de 18 mil pacientes atendidos no período.

No “Consultório Médico” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a médica responsável pela emergência do Hospital Pequeno Príncipe, Simone Borges. Ela explicou que os principais problemas são gripe, pneumonia, bronquiolite, asma e também bronquite. Além da oscilação climática, um fator que explica essa alta incidência de doenças respiratórias é a baixa cobertura vacinal.

“O ideal é que a vacina da influenza seja aplicada em março ou abril, antes do período de baixas temperaturas. A gente orienta que os pais vacinem as crianças, devido às complicações que esse vírus pode causar, levando à pneumonia, principalmente entre bebês de seis meses a 1 ano”, explicou a médica.

Caso a criança tenha febre e tosse persistentes, apresente dificuldade para se alimentar ou esforço para respirar, é recomendado procurar um serviço de emergência ou entrar em contato com um pediatra.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS