O que é hérnia abdominal? Entenda o problema

O que é hérnia abdominal? Entenda o problema

Redação Rádio Mais | 2 de setembro de 2024 - 16:14
De acordo com o Ministério da Previdência, essa condição é a oitava causa de afastamento do trabalho no Brasil

A hérnia abdominal é um problema que afeta de 20 a 25% da população adulta brasileira, de acordo com estimativas, e é a oitava causa de afastamento do trabalho no país, conforme o Ministério da Previdência Social. Por isso, a Sociedade Brasileira de Hérnia está propondo um projeto de lei para criar o Dia Nacional de Conscientização sobre as Hérnias da Parede Abdominal, a ser celebrado no dia 19 de junho, como forma de melhorar o atendimento à população.

No “Consultório Médico” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Gustavo Soares. “A hérnia é uma doença extremamente frequente, mas nada mais é do que um defeito na parede abdominal, um buraco por onde passam estruturas que vão para o lugar errado, formando um caroço. As regiões mais comuns são a virilha, umbigo e locais que tiveram incisões cirúrgicas”, explicou ele.

De acordo com ele, a condição pode trazer complicações, como a saída de parte do intestino, por exemplo – o que motivaria uma cirurgia de urgência. Mas, se o atendimento for feito no momento certo, é possível resolver o problema.

“Diante dessa alta prevalência da hérnia entre a população, buscamos criar esse dia para ampliar o acesso ao tratamento adequado. Apesar de todos os esforços, ainda temos uma fila grande no Brasil, muitos pacientes ficam sem diagnóstico e tratamento. Isso vale tanto para o sistema público quanto privado. Então, precisamos ter ferramentas para melhorar esse atendimento e a conscientização. Muita tecnologia foi incorporada nos últimos anos, e como a hérnia é uma doença cirúrgica, a cirurgia avançou muito do ponto de vista técnico e do uso de dispositivos”, explicou o médico.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS