Na última década, o número de motoristas paranaenses com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por conta de problemas de visão aumentou 72%, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em termos absolutos, o Paraná tem mais de 1,7 milhão de condutores que precisam de óculos ou lentes de contato para dirigir.
No “Consultório Médico” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o médico oftalmologista Marcelo Vilar. Ele explicou que houve uma explosão nos casos de miopia, principalmente após a pandemia, e muitos desses casos não foram diagnosticados. Por outro lado, há uma tendência de aumento na expectativa de vida da população brasileira e, por consequência, uma degeneração ocular relacionada à idade, que leva a um comprometimento na saúde dos olhos.
A partir do momento em que é diagnosticado um erro refrativo, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, o paciente recebe a prescrição para usar um óculos ou lente de contato, como forma de corrigir a visão. Mas uma reversão completa pode ser feita apenas por meio de procedimento cirúrgico, como explicou Marcelo.
O médico também deu algumas dicas para prevenir problemas de visão. “Use com moderação computadores, tablets e celulares, evitando passar muitas horas ininterruptas na frente das telas, em ambientes fechados. Se você usa por uma hora consecutiva, recomendamos que pare por 10 ou 15 minutos, desligue o dispositivo e olhe para o horizonte, para longe”, finalizou.