Incêndios florestais aumentam em agosto no Paraná: entenda

Incêndios florestais aumentam em agosto no Paraná: entenda

Redação Rádio Mais | 15 de agosto de 2024 - 15:33
Previsão é de poucas chuvas nas próximas semanas, o que favorece a propagação do fogo

O mês de agosto costuma preocupar o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), por conta do alto risco de incêndios florestais. O motivo é o clima seco, que favorece a propagação do fogo, principalmente nas regiões oeste e noroeste, incluindo, por exemplo, Maringá, Paranavaí e Londrina.

No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Luisiana Guimarães. Ela explicou que não há previsão de chuva pelo menos até o começo de setembro e, por isso, o cuidado deve ser redobrado. “A gente vê que os incêndios se iniciam principalmente em áreas rurais, perto de plantações, para queimar e começar uma cultura ali novamente. Aí, acaba-se perdendo o controle. Às vezes o fogo vai para as casas, trazendo não apenas um risco para o meio ambiente, mas também para as pessoas”, esclareceu.

As orientações para prevenir os incêndios incluem ter atenção na hora de fazer fogueiras na mata, para se certificar de que o fogo foi apagado depois, e realizar a destinação correta do lixo. Sofás e colchões descartados de forma inadequada, por exemplo, podem se tornar focos de perigo.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS