Recentemente, um novo tipo de golpe vem se tornando cada vez mais frequente no Brasil. Criminosos enviam mensagens falsas, solicitando o pagamento de uma taxa para uma suposta liberação de compras retidas pela fiscalização aduaneira. É o chamado “golpe dos Correios”.
No quadro “É seu Direito” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o advogado Marcel Amaral. “É muito importante deixar claro para o consumidor que qualquer taxa relativa à entrega, relacionada à Receita Federal, é paga via DARF. Trata-se de um documento específico da Receita. Os Correios divulgaram que jamais vão receber um valor por pix, cartão de crédito ou algo assim. Isso serve para deixar as pessoas em alerta, para que não insiram informações pessoais ou façam pagamentos dessa forma, porque com certeza é golpe”, alertou.
O especialista também explicou que normalmente as empresas não entram em contato com o consumidor por meio de SMS ou whatsapp – como vem acontecendo nesse tipo de golpe. As comunicações costumam ser feitas pelos canais oficiais, em especial o site www.correios.com.br.
Caso a pessoa receba uma mensagem suspeita, é fundamental verificar a situação da encomenda pelo site oficial da empresa e se realmente há algum valor a ser pago. Se o consumidor cair no golpe, deve registrar um boletim de ocorrência. “A polícia precisa fazer um mapeamento e entender a natureza do golpe, como isso está acontecendo. A partir disso, com o documento em mãos, a pessoa pode verificar se houve uma falha de segurança na obtenção dos dados pessoais dela, por exemplo”, esclareceu o advogado.