Receber um elogio, ter a ajuda de alguém para carregar sacolas ou ganhar um sorriso inesperado: esses são alguns exemplos de gestos simples de gentileza que podem mudar o dia para melhor. No quadro “Fique Bem”, a apresentadora Carol Chab explorou o tema com o coach Marcelinho Soares.
“Como é bom quando você não está esperando nada e, de repente, alguém traz ou faz algo, né? A pessoa não está fazendo simplesmente porque quer. Por trás disso tem uma informação: a de que você é importante para ela. É um gesto de amor, de carinho. Por outro lado, tem pessoas que ficam esperando aquela contribuição, e quando isso não acontece, elas se frustram e se magoam. Mas até quando temos que ficar esperando que os outros façam algo? Por que você só dá algo depois que recebe? Às vezes, o mais gostoso é justamente fazer o que temos vontade de fazer”, explicou Marcelinho.
Para ele, o interessante é praticar a gentileza de forma natural, sem esperar nada em troca – o que é diferente de ser puxa-saco ou bajulador, por exemplo. “Tem um livro que fala sobre isso: ‘As cinco linguagens do amor’, de Gary Chapman, que fala sobre se sentir valorizado por meio de palavras, presentes, toque físico, tempo de qualidade e atos de serviço. Então, pesquise, olhe, observe e faça de coração”, aconselhou.