O governo federal anunciou, no dia 10 de julho, que vai passar a distribuir mais 10 remédios gratuitamente por meio do Programa Farmácia Popular. O programa já oferecia diversos tipos de medicamentos sem custo para a população e, agora, oferta também itens para o tratamento de Parkinson, colesterol, rinite e glaucoma.
No quadro “É seu Direito” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou com a advogada especialista em Direito à Saúde, Renata Farah. Ela explicou que qualquer cidadão brasileiro pode ter acesso a esses medicamentos. “Trata-se de um convênio do Ministério da Saúde com farmácias privadas. Mesmo que a pessoa não seja assistida por um plano de saúde, ou mesmo que ela não seja paciente do SUS, por exemplo, ela pode ter acesso. É só chegar em uma farmácia e perguntar se o local tem convênio com o programa”, esclareceu.
Remédios para asma, diabetes, osteoporose, hipertensão e anticoncepcionais também estão inclusos na lista do Farmácia Popular, que engloba ainda a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade ou estudantes da rede pública. Para solicitar o benefício, não é preciso levar receita médica, já que normalmente são medicamentos ou produtos de uso contínuo. A advogada orienta que os interessados acessem o site do Ministério da Saúde para conferir a lista completa.