O estelionato está em alta no Brasil: em 2023, foram registrados quase 2 milhões de golpes, o que representa, em média, 1 crime a cada 16 segundos, de acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o assunto com o advogado criminalista Carlos Alexandre Westphalen do Nascimento. Ele explicou que o estelionato é um crime que consiste em obter para si ou para outros uma vantagem ilícita em prejuízo alheio – ou seja, enganar uma pessoa para conseguir uma vantagem patrimonial. “Esse tipo de crime vem aumentando porque é mais difícil de ser investigado. Não é como um crime de rua, um furto ou roubo, por exemplo, em que a polícia pode aparecer ou a vítima pode denunciar”, esclareceu.
De acordo com o advogado, a dica para se proteger de golpes de qualquer tipo é a desconfiança. “Desconfie de pessoas com propostas muito boas, ou de links, e-mails e mensagens suspeitas ou estranhas. Se a pessoa for vítima de estelionato, deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia. No caso de crimes virtuais, temos o NUCIBER, que é o Núcleo de Combate aos Cibercrimes”, orientou.