Esclerose múltipla afeta 40 mil brasileiros: conheça os sintomas

Esclerose múltipla afeta 40 mil brasileiros: conheça os sintomas

Redação Rádio Mais | 29 de agosto de 2024 - 16:16
Doença é considerada rara, mas conscientização é importante

30 de agosto é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma doença rara que atinge cerca de 40 mil brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. No “Consultório Médico” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a médica neurologista do Instituto de Neurologia de Curitiba, Natália Trombini Mendes.

Segundo a médica, trata-se de uma doença autoimune, que é quando as células de defesa começam a atacar uma parte do próprio corpo do paciente, como se fosse um invasor. Com isso, a comunicação entre os neurônios fica deficiente. “Isso gera uma série de sintomas, como formigamentos, perda de sensibilidade e de força, às vezes distúrbios visuais e tontura. Então, é importante suspeitar dessa doença quando houver algum sintoma neurológico diverso”, explicou.

A esclerose múltipla, ao contrário do que muitas pessoas pensam, começa a se manifestar normalmente em mulheres jovens e em idade fértil. Ela pode estar relacionada a fatores genéticos, exposição a algum vírus, obesidade, tabagismo e até mesmo deficiência de vitamina D.

De acordo com a médica, o tratamento para a doença evoluiu muito nos últimos anos, permitindo que os pacientes vivam bem. “Tanto no sistema privado quanto no sistema público, temos diretrizes de tratamento bem estabelecidas. O SUS disponibiliza opções boas de medicamentos. Mas eu acho que o principal é você consultar um neurologista para prescrever o melhor remédio”, orientou Natália.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS