É normal sentir mais fome no inverno? A resposta é sim, de acordo com a nutricionista Camila Tedeschi Pazello. No quadro “Consultório Médico” da Rádio Mais, ela explicou que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido no frio, o que aumenta a vontade de comer – e, nesse caso, entra a “comfort food”, ou seja, os alimentos que nos trazem uma sensação de prazer ou alívio emocional.
Mas, como a chegada do inverno traz também uma diminuição na disposição para fazer atividades físicas, é importante evitar os exageros. “As sopas e caldos são boas opções. Dá para introduzir as leguminosas, arroz, feijão, lentilha, que são fontes de proteína magra e dão uma sensação de saciedade. Tem também as fibras, como aveia, por exemplo, que, além de saciar, ajudam a manter a massa muscular”, explicou Camila.
A nutricionista também falou da importância da hidratação no inverno, que é um período em que as pessoas tendem a beber menos água. A dica é colocar canela, gengibre ou cascas de maçã, por exemplo, para dar um sabor e aumentar a vontade de beber o líquido.