As doenças cardiovasculares são um dos problemas de saúde que mais preocupam no Brasil, causando, em média, uma morte a cada 90 segundos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). No “Consultório Médico” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o médico cardiologista do Hospital São Vicente, Daniel Tosoni.
Ele explicou que as doenças do coração estão intimamente ligadas ao envelhecimento da população: “Com os avanços da medicina, as pessoas estão morrendo cada vez mais tarde e envelhecendo mais. Isso leva a um aumento dessas doenças e também dos fatores de risco, como hipertensão, diabetes, colesterol, tabagismo, alimentação inadequada e falta de atividade física.”
Entre as doenças que mais preocupam estão o infarto e o AVC, responsáveis por mais de 85% das mortes. De acordo com o médico, é importante cuidar da saúde desde o nascimento, mas, a partir de certa idade, a atenção deve ser maior. “Apesar de não haver um consenso, estipula-se que a partir dos 35, 40 anos de idade, há um aumento na incidência de doenças cardiovasculares. Então, é o momento de começar a fazer o check-up do coração. Mas, caso a pessoa já tenha alguma doença ou histórico na família – inclusive de hipertensão ou diabetes -, é importante procurar auxílio de um cardiologista o mais breve possível”, explicou.
Também é fundamental ficar atento aos sinais de alerta, que incluem dor no tórax (que pode ir do umbigo até o peito e irradiar para os braços), falta de ar, taquicardia e cansaço. “Qualquer desconforto que o paciente tiver, é preciso procurar um cardiologista”, orientou o médico.