No último dia (12), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite o recolhimento do dinheiro “esquecido” que milhões de brasileiros têm em bancos pelo país. Esses valores estão disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR) e variam de R$ 0 a mais de R$ 1.000.
No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o economista Daniel Cavagnari. “Isso acontece quando você tem uma conta-corrente e a abandona ou encerra. E aí ficam alguns resíduos nessa conta. Em alguns casos, há dívidas que são perdoadas porque o banco não consegue entrar em contato com a pessoa. Por outro lado, tem esse dinheiro guardado”, explicou ele.
Caso o titular da conta não faça o resgate do dinheiro esquecido, pode perder esse valor. Por isso, é importante consultar o site: https://valoresareceber.bcb.gov.br.
“A única coisa que você precisa fazer é acessar o site e consultar. Se houver algum valor, você pode resgatar na hora via Pix. Ou ir até o banco com um documento e fazer o resgate. Nenhum banco vai pedir senha da sua conta ou qualquer dado pessoal específico. Não precisa pagar nada por isso. Não caia em golpes”, orientou o especialista.