O conflito de gerações é um dos grandes desafios para empresas no Brasil, principalmente em um cenário no qual pelo menos quatro gerações convivem no mesmo ambiente: geração Z (nascidos entre 1996 e 2010), Y (nascidos entre 1981 e 1995), X (nascidos entre 1965 e 1980) e Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964). Para grande parte dos profissionais, a geração Z é a mais difícil de lidar, de acordo com uma pesquisa do GPTW.
No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a gerente de produtos Juliana Silva. “Talvez por conta da pandemia, e até mesmo da digitalização, tivemos uma proximidade maior com a geração Z, que já entrou no mercado de trabalho remoto. Temos jovens hoje muito focados na questão de ‘propósito’, valores, saúde mental e individualidade. Por outro lado, eles são extremamente ágeis, com facilidade e flexibilidade para aprender”, explicou ela.
Para a especialista, lidar com os conflitos entre diferentes gerações exige transparência. “Essa geração [Z] gosta de saber o que precisa fazer, gosta de orientação. A geração X e os Baby Boomers tiveram uma educação diferente, tinham a necessidade de aprender muita coisa por conta própria. Hoje, precisamos entender que há uma camada muito forte e necessária de capacitação e treinamento. Temos que fortalecer esse braço dentro das empresas”, afirmou.