Você já teve que conviver com colegas de trabalho irritantes, que atrapalhavam a sua rotina? Cerca de 85% dos profissionais afirmam que sim, de acordo com uma pesquisa da Kickresume. No “Mais Carreiras”, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a especialista em Recursos Humanos Susan Jareck.
“Tem problemas que são clássicos, que surgem a todo momento. Por exemplo, pessoas que cantam no ambiente de trabalho. Isso é um ponto de conflito, porque alguns profissionais gostam de cantarolar ou assobiar, mas isso muitas vezes atrapalha a concentração e a produtividade dos outros. Também surgem muitos problemas na copa, porque um colega não tira a comida do ralo da pia ou esquenta peixe no micro-ondas”, explicou a especialista.
Para melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho, a principal dica é ter empatia. “Se for um tema polêmico, que pode causar desconforto, tente olhar outros pontos de vista. Isso é um exercício constante para nós, enquanto pessoas e profissionais: ver que não há só uma forma de pensar as coisas, e que o outro pensa diferente. Agora, se o atrito está impactando o resultado da empresa, o gestor precisa situar todos de que eles estão ali para trabalhar, que esse é o foco”, afirmou Susan.