O cartão de crédito é, sem dúvidas, uma das formas de pagamento preferidas dos brasileiros: quase metade da população (47%) tem quatro ou mais cartões, e eles são usados principalmente para compras de alimentação e supermercado, de acordo com uma pesquisa do Serasa eCred.
No “Cuidando do Dindin” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o assessor de investimentos Jorge Luis Prado. De acordo com ele, o cartão de crédito caiu no gosto dos brasileiros por ser uma ferramenta simples, conveniente e que permite o parcelamento. “No passado, você precisava ser um bom pagador, levar carnês antigos para poder comprar as coisas. Então o cartão facilitou muito, e muitas operadoras ainda permitem o cashback ou uma pontuação para trocar por presentes ou passagens, por exemplo”, explicou.
O problema, segundo o especialista, é a falta de controle. “Não posso gastar mais do que eu ganho. Todo mundo sabe disso, mas é difícil colocar em prática. O cartão pode levar ao descontrole, então é importante ter esse cuidado”, aconselhou.