Brasil tem, em média, 107 celulares roubados por hora

Brasil tem, em média, 107 celulares roubados por hora

Redação Rádio Mais | 26 de julho de 2024 - 16:13
Em 2023, foram mais de 937 mil registros, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Em 2023, os crimes de rua diminuíram no Brasil, mas os roubos de celulares se destacam pelos números expressivos: foram mais de 937 mil registros, uma média de 107 aparelhos roubados por hora. É o que aponta o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o advogado criminalista José Carlos Portella Junior. Ele explicou que trata-se de um crime patrimonial, que tem a ver com a distribuição desigual de renda no país. O furto caracteriza-se pela subtração de um bem que pertence a outra pessoa, sem uso de ameaça – o famoso “bate carteira”, por exemplo. Já o roubo é uma situação que envolve violência, como um assalto.

O advogado também deu dicas importantes para se proteger desse tipo de crime. “Não trafegue com o celular em locais públicos, coloque em algum local sob sua vigilância, para que você possa ver o tempo todo. Evite chamar a atenção com o aparelho em lugares de grande movimentação de pessoas, ou em ruas muito desertas, porque pessoas que pretendem cometer esse tipo de crime também se aproveitam da baixa vigilância para abordar as vítimas”, aconselhou.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS