A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha patamar 1 para o mês de setembro, o que significa uma cobrança adicional na conta de luz dos brasileiros. O motivo é a falta de chuvas em boa parte do país, o que reduz a geração de energia das hidrelétricas e exige o acionamento das termelétricas.
No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o engenheiro eletricista Luciano Carstens. “A Aneel vai aumentar em torno de R$ 4,16 por quilowatt-hora (kWh) de energia consumida. Uma família de quatro pessoas consome, em média, 300 kWh, então vai ser um aumento de R$ 13,50, aproximadamente”, explicou ele.
O especialista deu dicas importantes para economizar na conta de luz nesse período: “O refrigerador é um equipamento que temos que cuidar. Se você sai no fim de semana, por exemplo, deixe-o na temperatura mínima. Evite abrir a geladeira e ficar observando muito tempo com a porta aberta, porque vai gastar mais energia. Quando você termina o almoço e coloca o alimento mais quente na geladeira, isso também aumenta o consumo”. Também é necessário ter cuidado na hora de lavar roupas: a dica é deixar acumular para fazer a máquina trabalhar de uma só vez, economizando energia e também água.