Você sabia que adotar uma dieta saudável a partir dos 40 anos de idade impacta a qualidade de vida e a saúde aos 70 anos? É o que revela um estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard, apresentado na Nutrition 2024.
No Consultório Médico, a apresentadora Carol Chab conversou com a médica nutricionista Fernanda Larralde, que explicou que essa pesquisa é uma das mais completas sobre o assunto. “Eles acompanharam pessoas durante muitos anos, então foi possível ver realmente o impacto [da alimentação]. Tudo que acontece no nosso corpo é química. E a maior fonte de elementos químicos é o alimento. A depender da química que trazemos para o corpo, ele vai funcionar melhor ou pior. Isso vai determinar se eu vou viver mais ou menos”, esclareceu.
Como a alimentação saudável impacta o envelhecimento, o ideal é adotar uma dieta equilibrada o quanto antes. “Uma simples mudança na alimentação consegue frear a menopausa em 3 ou 4 anos, tamanha é a influência [da comida]. Agora, imagine uma pessoa que começa a se cuidar com 25, 30 ou 35 anos, sem esperar chegar aos 40 para isso. Quanto mais cedo, melhor”, finalizou Fernanda.