A comunidade do bairro Quississana, em São José dos Pinhais – PR, próxima ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, recebe em seu Núcleo de Esportes e Lazer o “Caminhão de Histórias – Que Mistérios tem Clarice”, uma exposição estruturada em um caminhão-baú de 15 metros, e inspirada nas obras infantojuvenis da escritora. A mostra conta com exposições, contação de histórias e outras atividades gratuitas. A ação será realizada de 30 de agosto ao dia 2 de setembro, das 10h às 17h, sem custos e aberta para toda a comunidade.
O projeto tem como objetivo promover a cultura, a literatura e reflexões sobre o universo infantojuvenil criado por Clarice Lispector, além de aproximar crianças, jovens e adultos de umas das escritoras mais importantes do século XX. Entre as obras apresentadas estão: “A Vida Íntima de Laura”, “O Mistério do Coelho Pensante” e “A Mulher que Matou os Peixes”.
Para o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Júnior, ações como esta podem fazer toda a diferença na vida das pessoas. “Se conseguirmos plantar a semente do amor pela literatura dentro do coração dos visitantes, estaremos mais do que satisfeitos ao saber que muitos foram despertados e desenvolveram apreço pela cultura, leitura e pelo aprendizado por meio de uma iniciativa como essa”, explica Eden.
Exposição interativa
O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil e que administra o Aeroporto de Londrina por meio da CCR Aeroportos, levará a exposição para oito estados brasileiros até novembro. O Instituto CCR está investindo R$1 milhão no projeto, reforçando a sua posição como uma das principais promotoras de cultura e educação no Brasil.
O interior do caminhão foi recriado para refletir a residência da autora, proporcionando atividades educativas como leitura, oficinas criativas e o uso de máquinas de escrever, todas conduzidas por educadores especializados. O exterior é decorado com ilustrações de Mariana Valente, neta de Clarice, que retratam diversos aspectos da vida da autora.
Essas imagens incluem cidades e países onde Clarice viveu, como Recife, Rio de Janeiro, Pisa, Genebra e Washington, além de cenas da escritora cercada por crianças, jardins e animais.
“Este projeto ajuda a consolidar o propósito do Instituto CCR de promover cultura e educação em todo o Brasil, contribuindo para a mobilidade social. Levar as obras de uma das autoras brasileiras mais renomadas mundialmente, que escreveu inúmeras histórias dialogando com jovens leitores, busca despertar neste público curiosidades sobre seus próprios sentimentos, emoções e outras reflexões. Além disso, reforça as nossas ações de apoio a diversos festivais literários no País”, afirma a diretora-executiva do Instituto CCR e de Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social do Grupo CCR, Renata Ruggiero.