O feedback é uma ferramenta importante de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo considerado, inclusive, um método de aprendizagem. Porém, falar sobre o outro de forma adequada é uma tarefa difícil, como explicou a especialista em Recursos Humanos Susan Jareck, no quadro “Mais Carreiras”.
Para que o processo se torne mais fácil, é importante seguir algumas dicas práticas. “Primeiro, evite feedbacks no calor da emoção. Isso é algo que precisa ser pensado, estruturado. Senão, vai ter uma percepção de juízo, de valor, um julgamento pessoal. Então, separe um momento para pensar no feedback que você vai dar. Lembre que é diferente de uma opinião: você fala sobre situações e resultados, não sobre a pessoa”, explicou Susan.
Outro ponto importante é saber escolher o momento certo. “Chame a pessoa, diga por que você está ali, separe um tempo da sua agenda, deixe o celular de lado, peça para não ser interrompido e dedique tempo de qualidade. Comece falando dos acertos, daquilo que está bom. Depois, fale do que precisa ser ajustado, dos pontos de melhoria. E finalize com perguntas para a própria pessoa, do tipo ‘o que você sugere que a gente faça para melhorar esse contexto?’. Reconhecer o que é positivo, ouvir a pessoa e colocar-se à disposição para ajudar são questões que fazem com que o feedback seja um presente, uma construção”, finalizou a especialista.