88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Vacina contra poliomielite: pediatra alerta para riscos de não imunizar crianças 12 de agosto de 2022 - 11:51

Começou na segunda-feira (8) a campanha nacional contra a poliomielite. O objetivo da ação do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura vacinal no país. Em 2021, apenas 70% do público-alvo foi vacinado, já neste ano a vacinação contra a poliomielite ficou abaixo dos 50%. 
 A campanha espera atender ao menos 95% das crianças de até cinco anos e atualizar a carteira de vacinação até os 15 anos. Os principais motivos da baixa adesão às vacinas são a falta de consciência sobre a gravidade de doenças como a poliomielite, tétano, caxumba, sarampo, covid-19, além da falta de estrutura do sistema de vacinação. Sem uma população imunizada contra a doença, considerada erradicada desde 1994, há o risco de novas infecções e surto no país.

O poliovírus pode causar uma infecção leve ou até assintomática, mas também pode levar a casos mais graves, na qual a paralisia flácida de um dos membros inferiores é uma das características. Quanto maior o número de crianças vacinadas, maior a cobertura vacinal por rebanho e, assim, menor o risco da doença voltar ao território nacional. Devemos fazer a vacinação das crianças abaixo de cinco anos da seguinte forma: aos dois, quatro e seis meses com a vacina injetável, e depois dois reforços, perto de 18 meses e quatro anos anos de vida com a vacina oral contra a poliomielite. A campanha tem uma finalidade muito nobre, de manter a erradicação da poliomielite no país, e por isso a importância dos pais levarem as suas crianças para a atualização do calendário vacina.

No Manhã da Mais a jornalista Bruna Quinalha conversou com a pediatra, mestre em Ensino nas Ciências da Saúde e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo Dra Gislayne Castro e Souza de Nieto que fala da importância da vacinação contra a poliomelite.



Tags: Vacinação Vacina Crianças Vacinas Pediátricas

Relacionados

Desenvolvido por: