88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
STF garante a “revisão da vida toda” a aposentados do INSS; entenda 03 de março de 2022 - 17:34

(Foto: Divulgação)

O Supremo Tribunal Federal garantiu a “revisão da vida toda” a aposentados do INSS. A regra dá o direito de pedir na Justiça a inclusão de todas as contribuições no INSS no cálculo da média salarial, inclusive as anteriores a julho de 1994. Com isso, os aposentados poderão solicitar outro cálculo para o recebimento de seus benefícios. 

Até 1998, o cálculo ocorria por uma média dos 36 últimos meses, previsto pela Constituição. No entanto, uma emenda tirou esta forma de cálculo, assegurando que uma lei definiria a avaliação. Em 1999, foi publicada uma que estabeleceu um novo período para o cálculo, que passaria a corresponder a 80% dos maiores salários a partir de julho de 1994. 

Portanto, não seriam utilizados os salários anteriores a esta data na conta. No entanto, a Lei de 1999 tem uma brecha, que abriu margem para interpretação de o cálculo a partir de 1994 ser facultativo, possibilitando ao assegurado escolher a melhor forma de contabilizar seus benefícios, incluindo à conta salários anteriores ao ano base. 

Ainda que a brecha tenha dado abertura para discussão jurídica, o INSS não aceitava a possibilidade de utilizar os salários anteriores a julho de 1994, o que levou o conflito à Justiça, que terminou com a decisão do STF. 

No Noticias da Mais 2ª edição o apresentador Andrew de Souza conversou com advogada especialista em Direito Público, com ênfase em Direito Previdenciário, Dra Janaína Braga, sobre o assunto.

Relacionados

Desenvolvido por: