AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Sinaleiros vão alertar motoristas sobre problemas Serra do Mar 08 de dezembro de 2021 - 16:38
(Foto: Divulgação) 

Os motoristas que descem a Serra do Mar pela BR-376, no trajeto entre Curitiba e Garuva, passarão a contar com um sistema de semáforos para alertar em caso de trânsito interrompido à frente.

Ao todo, foram instalados onze semáforos nos postes de monitoramento da rodovia – entre Tijucas do Sul (km 659) e Guaratuba (km 668). Os dispositivos só serão acionados em caso de bloqueio na rodovia, com interrupção do tráfego por acidente ou qualquer outro motivo.

O acionamento é realizado a partir do Centro de Controle Operacional em São José dos Pinhais por meio do sistema inteligente de transporte – que é interligado via fibra ótica ao longo de todo o trecho. Sempre que os operadores observarem trânsito parado – os semáforos serão acionados, para advertir os usuários.

O projeto desenvolvido pela concessionária recebeu o nome de Pirilampo – uma referência para o inseto similar ao vagalume, por conta da luz piscante. O desafio, a partir de agora, é compartilhar esta informação para que ela chegue a todos os motoristas. Assim, saberão compreender a função do sinal – para reduzir a velocidade e prevenir a ocorrência de acidente.

No total, aproximadamente R$ 115 mil foram investidos pela concessionária nesta implantação. 

Desenvolvido por: