AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Mais maternidade
Saiba como falar de dinheiro com as crianças 05 de julho de 2022 - 12:08

A maioria de nós não cresceu aprendendo sobre educação financeira. E o mesmo acontece com muitas crianças de hoje, que se tornam adultos sem o conhecimento adequado sobre finanças e sobre o real valor do dinheiro. O trato com o dinheiro nos acompanhará por toda a vida, não sendo possível escapar desta experiência recorrente. É por isso que a educação financeira é essencial e precisa começar desde cedo. Sobre o assunto a apresentadora Carol Chab conversou com a educadora financeira Paula Andrade que fala da importância de falar sobre finanças com as crianças.

Para muitas famílias brasileiras, tratar do assunto é um verdadeiro tabu. E, por isso, falar sobre dinheiro com crianças é algo que poucos pais fazem ou reconhecem a importância de fazê-lo. Isto acontece por que a nossa cultura ainda lida com o dinheiro de forma emocional e, por vezes, preconceituosa.   

A chave da educação financeira infantil é o entendimento de que ela consiste, essencialmente, no gerenciamento de recursos. Ela não é exclusivamente sobre o dinheiro. Talvez você se espante, mas as crianças já lidam com recursos. Quer a orientemos, quer não. Estes recursos podem ser seus brinquedos, seu material escolar, suas vestimentas, etc. Sem a nossa ajuda, tendem a lidarem mal com suas posses.   

Recurso é tudo aquilo de que usamos como meio para obter algo tangível ou intangível. Todos nós gerenciamos recursos, é inevitável, faz parte da arte de viver. Mas nem todos fazemos isso com consciência e prudência. Daí a importância da educação financeira infantil, pois as finanças são os recursos que mais iremos utilizar ao longo da vida. 

(Foto: canva)

Tags: Gestão Financeira Organização financeira Finanças Crianças Dinheiro Pais

Relacionados

Desenvolvido por: