88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Produtos químicos e radioativos são encontrados na água de 763 cidades 08 de março de 2022 - 14:50

(Foto: Divulgação)

Você acredita que a água que sai de sua torneira seja segura e apropriada para o consumo? Então talvez seja melhor repensar: de acordo com um levantamento feito essa não é a realidade em 763 cidades brasileiras, que trazem substâncias químicas perigosas e em níveis alarmantes. 

O Professor da UNOPAR, Bruno Henrique Martins, é químico com doutorado em química analítica e inorgânica. Ele afirma que a qualidade da água pode ser relacionada até mesmo com a questão econômica.

Essas substâncias são prejudiciais à saúde quando estão acima do limite brasileiro. O consumo diário aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso, dependendo do produto.

Apesar de haver contaminação, o professor do curso de Quimica da Universidade Cruzeiro do Sul, Carlos Fernando de Brito, orienta que existem resoluções no país que regulam o padrão de potabilidade da água. 

Substâncias químicas e radioativas foram encontradas acima do limite em um de cada quatro municípios que fizeram os testes. Entre eles, estão São Paulo (13 testes acima do limite), Florianópolis (26) e Guarulhos (11).

Já na região metropolitana que estão em situação crítica: Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Colombo, Campina Grandede do Sul, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Cerro Azul, Rio Branco do Sul e Bocaiuva do Sul. No Litoral: Morretes, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Relacionados

Desenvolvido por: