AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Pneumonia: principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade. 13 de novembro de 2019 - 15:42
Neste Podcast você escuta a entrevista da jornalista Tânia Jefferson com o Dr. Gunther Kissmann, pneumologista. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que segue sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade.
A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. O Streptococcus pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos.

O dia 12 de novembro é marcado pela luta contra pneumonia infantil global em vários países. A data é conhecida como o Dia Mundial da Pneumonia e a SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações apoia a campanha de fortalecimento do combate à doença. 
A pneumonia é a enfermidade que mais mata crianças com menos de cinco anos de idade em todo o mundo, sendo responsável pela morte de 1,5 milhões de crianças, o equivalente a 18% das mortes. Trata-se de uma infecção dos pulmões que os enche de fluido e provoca tosse e febre e pode tornar a respiração difícil. 
A maior parte (99%) das ocorrências de óbito está em países em desenvolvimento, onde o acesso à saúde é precário e as crianças sofrem com a falta de cuidados básicos. Cinco nações lideram este ranking, são elas: Índia, Nigéria República Democrática do Congo, Paquistão e Etiópia.


Desenvolvido por: