88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Pesquisa alerta sobre o risco de interações medicamentosas 06 de junho de 2023 - 20:36
(Foto: Distribuição) 


A associação de diferentes medicamentos sem orientação e acompanhamento profissional pode ocasionar falhas terapêuticas e desencadear graves reações, efeitos adversos e complicações à saúde. Embora a associação de fármacos seja comumente utilizada com o objetivo de potencializar os tratamentos, a prática – sem os devidos cuidados – é responsável por até 25% dos eventos adversos que levam pacientes a setores de emergência.

Parte da pesquisa “Desenvolvimento de um site que detecta interação fármaco-fármaco/fármaco-alimentos” foi apresentada na 18ª Jornada Farmacêutica (JOFAR) promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A apresentação foi feita pelas estudantes Carolina Tiemi Saçaki Ramos e Dunya Omari Masri, representantes do Squad 3 do Health LAB UniCuritiba – projeto de pesquisa e inovação tecnológica do ecossistema Ânima Educação (Ânima Hub).

A pesquisa foi apresentada também em outros congressos e eventos, como o I Congresso Nacional de Cuidados em Saúde (junho/2022); o SharkHub (promovido pelo Grupo Ânima em dezembro 2022, onde foi semifinalista) e a Semana da Saúde do UniCuritiba, obtendo o prêmio de melhor trabalho apresentado.

Sob a orientação da professora doutora Fernanda Bovo, o projeto conta com a colaboração do professor da área tecnológica Lucas Filipak. O grupo é formado por estudantes dos cursos das áreas de Saúde e Tecnologia do UniCuritiba: Alessandra Aparecida Chamberlaim Correa, Bruna Luiza Martins da Silva, Carolina Tiemi Saçaki Ramos, Dunya Omari Masri, Jaqueliny Duda Bueno, Marilda Mara Prado Guimarães e Thiago Cesar Magalhães, além de Vitor Manoel Vilas Boas de Azevedo – estudante de outra instituição de ensino da Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de educação superior do país.

Site em testes

Os pesquisadores fizeram ampla revisão da literatura e investigaram as interações medicamentosas de quatro classes de medicamentos: antitireoidianos, glicocorticoides, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e anticoncepcionais. Além disso, desenvolveram um site com potencial para detectar as interações medicamentosas e promover o uso racional de medicamentos. 

O site está em testes com pacientes de projetos sociais e, em breve, será disponibilizado à comunidade. No momento, os pesquisadores do Squad 3 do Health LAB UniCuritiba estão dedicados ao aprimoramento do site que, além de prevenir interações medicamentosas, oferecerá orientações e alertas para combater o problema.

Problema de saúde pública

Doutora em Ciências Farmacêuticas, a orientadora de projetos de pesquisa nos cursos de Saúde do UniCuritiba, Fernanda Bovo, alerta para a ocorrência de interações medicamentosas e diz que tanto pacientes quanto profissionais prescritores de medicamentos devem estar cientes deste problema de saúde pública.

“O uso de diferentes tipos de medicamentos sem a adequada orientação farmacêutica e médica pode colocar em risco tanto a eficácia do tratamento quanto a saúde dos pacientes. Os riscos de prejuízos à saúde decorrentes de interações medicamentosas são altíssimos, podendo causar reações adversas graves, internações prolongadas e, consequentemente, a elevação de custos hospitalares”, avisa.

Para evitar tantos problemas, a professora orientadora considera de grande importância para a sociedade o desenvolvimento de um site que ajude na detecção das interações medicamentos.

Danos evitáveis à saúde

Os pesquisadores envolvidos no projeto desenvolvido pelo UniCuritiba investigaram 318 interações medicamentosas e, durante a apresentação da pesquisa na JOFAR, enfatizaram a relevância do tema, evidenciando a importância de estudos futuros sobre interações com outras classes de medicamentos e do compartilhamento de informações para promover saúde à população. 

Segundo Fernanda, a pesquisa traz informações úteis para prescritores de medicamentos e serve para prevenir os problemas causados pelas interações medicamentosas. “As falhas associadas ao uso incorreto e indiscriminado de medicamentos estão entre os principais motivos de danos evitáveis à saúde em todo o mundo”, afirma a orientadora da pesquisa.

Em andamento desde o primeiro semestre de 2022, o projeto de pesquisa e extensão do UniCuritiba tem como objetivo promover saúde, propiciar vivências acadêmicas e disseminar o conhecimento na comunidade. 

Tags: Universitários Pesquisa Pesquisadores Unicuritiba

Relacionados

Desenvolvido por: