88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Pais estão mais presentes após a pandemia 11 de agosto de 2022 - 21:23
(Foto: Canva) 

Foram tantas as mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus que algumas até passam despercebidas. Uma delas é a convivência ampliada entre os homens e seus filhos, algo que tem se mantido constante nos meses após o término da crise sanitária.
“Ter uma criança 24 horas em casa mudou nosso olhar para esse ser cheio de energia, e muitos pais acabaram se aproximando mais dos filhos, o que é ótimo”, conta a pedagoga Marianna Canova, diretora do Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil. “Cada vez mais, os homens se envolvem de corpo e alma na relação com os filhos, e como escola nós incentivamos a participação tanto materna quanto paterna coerente, muito próxima, que permita dar um apoio completo à criança.”



Essa realidade é percebida na adaptação escolar, por exemplo, pois os pais têm permanecido na escola como apoio à criança no início. “As crianças se sentem muito mais seguras quando a família toda está envolvida na chegada à vida escolar”, explica a pedagoga.
Ela também percebe que, com mais frequência, são os pais que ficam em casa para atender os filhos em casos de virose ou outro motivo de afastamento, principalmente pela possibilidade de realizar trabalho remoto.
Para o militar Fernando Otávio Barbosa, pai da Maria Luiza (21), João Pedro (17) e Daniel (4), a paternidade sempre foi motivo de orgulho e desafio. “Talvez seja minha maior missão, pois sei da importância de ser exemplo e mostrar valores, e estar presente, para que possam recorrer a mim.”
Fernando conta que, na pandemia, se tornou ainda mais necessário fazer coisas juntos dentro de casa, como jogos de tabuleiro e passar um tempo com cada filho, de acordo com as diferentes fases que estão vivendo. “A dica que eu daria a outros pais é passar o máximo de tempo  de qualidade com eles: ao chegar em casa, priorize essa atenção, sem dividir o momento com aparelhos eletrônicos”, sugere. “Ajude seu filho a perceber que sua atenção está toda com ele. E outra dica é fazer pelo menos uma refeição por dia todos juntos, pois é uma ótima ocasião para que os filhos tenham a oportunidade de falar sobre o seu dia e os pais possam identificar quando algo não estiver legal e agir - e para que os filhos percebam que podem contar conosco.”
Essa aproximação dos pais com os filhos só traz benefícios a todos. 

Tags: Coronavírus Pandemia Pós-pandemia Rádio Mais Alunos Pais

Relacionados

Desenvolvido por: