Ouvidoria geral da saúde bate recorde em atendimentos e tempo de resposta
22 de abril de 2022 - 15:30
(Foto: Divulgação)
Um serviço bastante útil para a população, a Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná, bateu recorde de atendimento aos usuários do SUS em 2021, chegando a 78.677 manifestações, com resposta em sete dias, em média. A evolução tem sido constante nos últimos anos.
O desempenho de 2021 representa aumento de mais de 160% em relação a 2018, que registrou 30.329 atendimentos, com um tempo médio de resposta de 38 dias; e de 110% em relação a 2019, quando houve 37.479 manifestações, com 30 dias para a resposta.
Em 2020 foram 48.115 atendimentos – o tempo de resposta caiu pela metade, ficando em 15 dias. Os números são da Celepar. Desde o início deste ano até a primeira semana de abril, foram contabilizadas 18.676 manifestações e cinco dias para a resposta.
O serviço tem como objetivo ser a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública da saúde. No Paraná são mais de 500 ouvidores distribuídos pelos 399 municípios.
Todo cidadão usuário do SUS pode participar com elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias.
Para registrar manifestação na Ouvidora Geral do SUS no Paraná basta mandar uma mensagem no whatsapp (41) 3330-4414, ligar para 0800 644 44 14 ou 155 e, ainda, acessar o site saude.pr.gov.br.
Relacionados