88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
MP Abre investigação sobre irregularidades na obra de revitalização da orla de Matinhos 22 de setembro de 2021 - 11:40
(Foto: Divulgação/AEN) 

No dia 20 de setembro (segunda-feira), deputados estaduais do governo do Paraná fizeram um manifesto conjunto sobre a ação deflagrada pelo Ministério Público, quanto a investigação de irregularidades nas licenças ambientais emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT) durante as obras de revitalização da orla de Matinhos. 

O líder do Governo, Hussein Bakri (PSD), disse que a operação não passa de mera espetacularização. No dia 15 de setembro, o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), juntamente a força-tarefa do MP-PR e as polícias Civil e Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na sede do IAT, em Curitiba, de onde foram levados documentos e documentos e computadores. 


Para o deputado Gugu Bueno (PL), a ação reflete abuso de poder. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), também criticou a ação, alegando que a revitalização da orla de Matinhos é fundamental para o litoral. Em contrapartida, no dia da operação o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, explicou que o MP não é contra a revitalização da orla de Matinhos, mas que os ritos para o licenciamento ambiental devem ser seguidos para a autorização das obras.

No mês de agosto, o MP abriu uma ação civil pública questionando o fato de o IAT ter aberto a licitação ainda sem documentos suficientes, principalmente relacionados aos impactos ambientais da revitalização. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) informaram que estão colaborando com as investigações e à disposição para prestar qualquer esclarecimento sobre os documentos e processos em andamento.



Tags: Governo do Estado do Paraná Administração Obras Governo do Paraná Matinhos Revitalização Secretaria Municipal de Obras Públicas Turismo no Paraná Litoral do Paraná Política Obras Públicas

Relacionados

Desenvolvido por: