AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Mais de 11% da população brasileira nunca foi ao dentista 01 de julho de 2022 - 12:54

O Brasil está à frente de grandes potências mundiais no que se refere a número de dentistas. De todos os profissionais do mundo, 11% estão aqui, mas essa vantagem parece não ser aproveitada pela população. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 11% da população nunca foi ao dentista. Entre eles, 2,5 milhões são adolescentes. Oito milhões de brasileiros, com mais de 30 anos, já usam prótese e três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente. 

A taxa de dentistas por habitante do país é, porém, acima da recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU). É previsto um profissional para cada 1.500 habitantes, mas, em várias regiões brasileiras, existe um odontologista para cada 500 habitantes. Entretanto, estima-se que apenas 15% da população cuide da saúde bucal regularmente.

No Manhã da Mais a jornalista Bruna Quianalha conversou com a dentista Expert em Harmonização Orofacial Dra. Rita Ventura que fala da importância das visitas frequentes ao dentista.

(Foto: Canva)

Tags: Cuidados Medo Saúde Bucal Dentista Dentes

Relacionados

Desenvolvido por: