AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Inspeções em gatos de luz evitaram prejuízo de R$ 29 milhões em 2021 14 de fevereiro de 2022 - 15:12

(Foto: Divulgação)

O trabalho de combate ao furto de energia elétrica realizado pela Copel detectou 14 mil e 500 casos de irregularidades e desvios na medição do consumo, ao longo de 2021. 

As autuações realizadas pela empresa possibilitaram a recuperação de 29 milhões de reais, evitando prejuízos à grande parcela de consumidores que mantém suas contas regularmente em dia. Outros nove milhões estão em processo de cobrança. 

A fiscalização é realizada cotidianamente por equipes dedicadas a detectar fraudes na medição de energia. Elas usam análise de dados para direcionar o alvo do trabalho, combinada com a observação técnica em campo e o uso de ferramentas que conseguem indicar interferências, mesmo quando estão camufladas. 

De acordo com Flávia Martinelli Oleinik, engenheira da Copel, apesar dos números elevados, ainda houve uma redução no cenário geral dos casos de furto de energia elétrica.

Além das análises de campo, o trabalho de fiscalização também é direcionado por denúncias anônimas, que podem ser feitas através do telefone 0800 51 00 116 ou nas agências de atendimento da Copel. 

O furto de energia elétrica é crime previsto em lei: por desvio na corrente que passa no medidor, tem pena de reclusão de um a quatro anos e multa. Já o “gato” por adulteração do medidor caracteriza estelionato, tem pena de reclusão de um a cinco anos e multa. 

Relacionados

Desenvolvido por: