88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Golpistas criam sites falsos para “consulta” de dinheiro 08 de março de 2022 - 16:07
(Foto: Divulgação)

Golpistas estão usando o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central para atrair vítimas. Os golpes vão desde sites falsos até a promessa de recebimento do dinheiro antes da data prevista.

A ferramenta do BC, que foi relançada na ultima segunda-feira (14/2), permite a consulta de dinheiro “esquecido” em contas bancárias e dá direções gerais para que seja feito o resgate.
Sites que imitam o mecanismo da instituição, no entanto, são usados por golpistas para obter dados de cidadãos. Os formulários falsos ainda anunciam que os valores poderiam ser transferidos imediatamente por PIX, o que não é verdade.

Na realidade, as solicitações de transferência do dinheiro identificado poderão ser realizadas somente a partir de 7 de março. Assim, se você tiver valor a receber, é necessário se cadastrar no site Acesso ou no aplicativo gov.br para agendar o resgate, que obedecerá a um calendário seguindo as datas de nascimento.
Os dados solicitados também não são os mesmos. 

Enquanto o BC solicita apenas data de nascimento e CPF ou CNPJ, os sites de golpistas pedem nome completo. Por fim, ao passar para a próxima etapa, mesmo que o usuário insira informações incorretas, os formulários falsos apontam que existe uma quantia a ser recebida.

Para evitar os golpes, a principal dica é conferir o nome do site. O Banco Central usa somente a plataforma valoresareceber.bcb.gov.br e qualquer outro endereço poderá levar a um golpe. Além disso, vale ressaltar que o BC não entra em contato com os cidadãos por aplicativos de mensagens, como WhatsApp ou Telegram



Relacionados

Desenvolvido por: