AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Entenda por que a estação mais fria pode prejudicar a circulação de algumas pessoas 08 de junho de 2022 - 16:02

(Foto: Canva)

O tempo frio é um grande amigo dos pacientes portadores de insuficiência venosa crônica, varizes, pois nesta época eles têm menos edema (inchaço), sentem menos dor na perna e se esquecem um pouco do seu problema estético, já que não colocam roupas curtas e não frequentam muito os clubes para nadar. Nós, que moramos em um país tropical com predomínio absoluto de dias quentes, às vezes não damos a importância devida ao frio. Principalmente pessoas idosas e com problemas arteriais devem evitar se expor sem proteção. 

Mas os pacientes que têm má circulação, o que chamamos de doença arterial obstrutiva periférica, sofrem mais. Quando a pessoa tem dificuldade de circulação já diagnosticada, ela tem a passagem do sangue dificultada por placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. Por esse motivo, chega menos sangue para a manutenção das funções vitais, inclusive manutenção da temperatura, e chega com mais dificuldade às extremidades. 

No Manhã da Mais a apresentadora Carol Chab conversou com a cirurgiã vascular e especialista em ecodoppler e laser vascular do Hospital VITA  Dra. Helena Vicente de Castro Pereira de Araujo que fala sobres os malefícios do frio para quem tem problemas com a circualção sanguínea.

Tags: Varizes Frio

Relacionados

Desenvolvido por: