AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Manhã da mais
Entenda como funciona uma urna eletrônica e por que ela é segura 27 de julho de 2022 - 17:22

Os eleitores que conheceram na prática o sistema de voto impresso se lembram das longas filas de espera que eram necessárias para exercer o direito de escolher seus representantes. Desde 2000, porém, com a adoção da urna eletrônica em todo o Brasil, o ato de votar não leva mais que 40 segundos. 

Mas sabemos o que é e como funciona uma urna eletrônica? Conhecê-la ajuda a compreender a segurança e a lisura de todo o processo eleitoral brasileiro.

Em todos os anos de eleições no Brasil, além dos acalorados debates entre os candidatos e suas propostas, sempre surge uma pergunta: a urna eletrônica é realmente segura? Essa questão mexe com o imaginário das pessoas e acende discussões na imprensa e nas redes sociais. Toda sorte de supostas fraudes e teorias conspiratórias surge nessa época. O fato é que a Justiça Eleitoral trabalha duro para garantir que a votação ocorra de forma segura, transparente e eficiente. E o sucesso e a qualidade desse trabalho podem ser conferidos pela população ao final de cada eleição.

O que é e como funciona uma urna eletrônica?
A urna eletrônica é um microcomputador projetado para receber votos. Seu funcionamento depende de dois terminais:
Terminal do mesário: onde ocorre o controle de votação, habilitação e identificação dos eleitores e o monitoramento do processo eleitoral.
Terminal do eleitor: onde ocorre a supervisão da inicialização dos computadores, o processamento de dados, a computação dos votos e o encerramento do processo eletrônico.

As urnas pesam em torno de 10 kg, são resistentes, relativamente pequenas e fáceis de serem transportadas, o que lhes dá uma vantagem logística.

No Manhã da Mais a apresentadora Bruna Quinalha conversou com o Secretário de Tecnologia da Informação, do TRE-PR Gilmar de Deus que exlica como funciona a urna eletrônica e porque ela é segura.

(Foto: Divulgação)

Tags: Título Eleitoral Justiça Eleitoral do Paraná Eleições Tribunal Regional Eleitoral

Relacionados

Desenvolvido por: