AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Dia Mundial Sem Tabaco completa 35 anos, saiba a importância de deixar o vício 31 de maio de 2022 - 11:39

(Foto: Canva)

O Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 31 de maio de 1987 para alertar contra os prejuízos causados pelo hábito de fumar. Passados 35 anos da criação da data, antigas formas de fumar se juntam a novas e ainda persistem na sociedade. Cigarro com filtro, de palha, charuto, narguilé, entre outros, não importa o tipo de tabagismo, especialistas esclarecem que esse comportamento sempre poderá provocar algum dano à saúde. É importante ressaltar que não existem formas seguras de consumo de tabaco.

O tabagismo está relacionado a vários tipos de doenças, como as cardiovasculares e os cânceres, entre eles os de cabeça e pescoço, os tumores de orofaringe, laringe e esôfago, alguns de estômago, de bexiga, entre outros. O câncer de pulmão é, no Brasil, a terceira causa de câncer em homens e a quarta causa de câncer em mulheres, e 90% desses casos estão associados ao tabagismo.

Se qualquer forma de tabaco é nociva, não fumar é a única solução. Inclusive, até para quem convive com o fumante. É muito difícil quantificar a exposição do fumante passivo ao tabaco, mas, sem dúvida, esse é um fator de risco conhecido não só para o câncer de pulmão, como para outras doenças pulmonares, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças fibrogênicas do pulmão.

Mas, não é toda pessoa que consegue abandonar facilmente o tabagismo. Por isso, a recomendação é conversar com um médico, que pode indicar medicações, terapias comportamentais, terapias de grupo, entre outros métodos que ajudem o paciente a parar de fumar.

Sobre o assunto a apresentadora Carol Chab conversou com a oncologista do Hospital São Vicente Curitiba Dra. Rayssa Helena de Sena que fala da importância de deixar o vício.


https://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-11/CNES%20-%20Servi%C3%A7o%20Especializado%20-%20SERVI%C3%87O%20DE%20CONTROLE%20DE%20TABAGISMO.pdf


https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Prevencao-e-Controle-de-Doencas-Cronicas-e-Tabagismo

Tags: Dia Mundial sem Tabaco Tabagismo Problemas respiratórios Tabaco

Relacionados

Desenvolvido por: