88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Descendentes no Paraná temem por familiares na Ucrânia após invasão russa 24 de fevereiro de 2022 - 16:08

(Foto: Divulgação)

O que se temia acabou acontecendo. Tropas russas atacaram o território ucraniano nas primeiras horas desta quinta-feira (24). 

O epicentro dos ataques é a capital da Ucrânia, Kiev. No mundo todo a repercussão se propagou na velocidade de um míssil, com videos e áudios, relatando a tensão que muitos vivem neste momento. 

O repórter da CNN Internacional , Mathew Chance, no exato momento em que fazia um boletim ao vivo para a emissora em frente a um hotel, se desespera quando percebe o estrondo dos misseis e bombas. 

Em Curitiba onde a comunidade ucraniana é numerosa a preocupação também é grande. Amanda, que mora em Dublin na Irlanda, relata que a amiga conseguiu sair da Ucrânia e que na capital irlandesa estão ocorrendo protestos. O empresário Guto Pascko, conta que quase todo o país está cercado. 

O comerciante Osmar Guimarâes, que possui uma loja de artigos tipicos dentro do Memorial Ucraniano em Curitiba, detalha o real momento vivido por parentes e amigos. Ele fala emocionado sobre o povo que sofre há muito e que muitos inocentes aindão vão morrer nesta guerra. 
Calcula-se que de toda comunidade ucraniana que reside no Brasil, 75% estejam no Paraná, com o número chegando a 500 mil pessoas.

O repórter Marco Aurelio Chicora preparou uma matéria especial sobre o assunto:  



Relacionados

Desenvolvido por: