88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Curitiba tem 0% de infestação do mosquito da dengue em 5 anos 18 de outubro de 2021 - 11:38
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

Na sexta-feira (15/10) a Prefeitura de Curitiba divulgou que a informação de que os casos de infestação do mosquito da dengue na cidade, foram praticamente zero. De acordo com o Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa), o mapeamento foi realizado em outubro pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e vistoriou 22.577 imóveis.

Desde 2017, Curitiba realiza dois mapeamentos por ano em diferentes períodos de condições climáticas. Nos últimos cinco anos, o percentual de infestações do mosquito ficou abaixo de 1%, e neste ano os índices mostraram 0% de focos de proliferação. No ano passado, o prefeito Rafael Greca convocou um mutirão metropolitano de combate a dengue, com o objetivo de criar um cinturão de proteção em Curitiba e Região. 

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Tatiana Faraco, disse que “o trabalho contínuo com os esforços da Prefeitura e da comunidade na prevenção, tem contribuído para manter a cidade livre da dengue”. De acordo com Tatiana, mesmo o índice de infestação sendo nulo, é importante que a população não descuide e evite acumular água em locais que podem se tornar criadouros do mosquito.

“Não podemos descuidar do nosso ambiente, principalmente com a perspectiva de dias mais quentes, que favorecem a proliferação do mosquito. É preciso sempre fazer a remoção da água acumulada", disse a coordenadora. 

Você sabe como afastar o mosquito da dengue? Confira abaixo as principais dicas:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 - Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Tags: Prevenção Ministério da Saúde Saúde Pública Prefeitura de Curitiba Região Metropolitana de Curitiba Curitiba Cuidados Rádio Mais Rádio Mais Paraná Dengue Epidemia da Dengue Boa Notícia Secretaria Municipal do Meio Ambiente Instituto Curitiba de Saúde

Relacionados

Desenvolvido por: