AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Manhã da mais
Conheça o Projeto Gralha Confere que apura conteúdos suspeitos 29 de julho de 2022 - 13:56

Gralha Confere é um projeto oficial da Justiça Eleitoral paranaense, criado pela Portaria Nº 153/2022, que apura conteúdos suspeitos relacionados ao processo eleitoral. É conduzido em parceria com instituições públicas e privadas do Estado.

O objetivo é aumentar o potencial informativo sobre o processo eleitoral em âmbito regional, auxiliar a cobertura jornalística das Eleições, esclarecer o eleitorado e manter a integridade do pleito, minimizando a esfera de influência da desinformação no Paraná.

Dúvidas sobre conteúdos suspeitos podem ser enviadas por WhatsApp para o número (41) 98700-5100. As informações são selecionadas conforme a nossa política. As checagens são publicadas no site do projeto, nas redes sociais do TRE-PR e nos canais de comunicação das entidades parceiras.

A gralha
A gralha azul é um símbolo do Paraná. Com alto potencial comunicativo, emite pelo menos 14 sons distintos e significantes. É um pássaro gregário, cujos bandos sobrevivem unidos por até duas gerações, construindo juntos os ninhos nas partes mais altas das árvores para preservar os filhotes dos predadores. Além disso, é responsável pela manutenção de outro símbolo do Estado: a Araucária. Ao estocar o pinhão, semente da Araucária, para se alimentar, a gralha dissemina esta espécie arbórea pelo solo paranaense.

 No Manhã da mais a jornalista Bruna Quinalha conversou com a Chefe da Seção de Jornalismo, da Secretaria de Comunicação Social do TRE-PR Melissa Medroni que explica como funciona o projeto e como é possível verificar conteúdos suspeitos.

(Foto: TRE/PR)

Tags: Fake News Justiça Eleitoral do Paraná Eleições Informação Tribunal Regional Eleitoral

Relacionados

Desenvolvido por: