AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Manhã da mais
Como secar suas roupas usando a ciência 08 de dezembro de 2021 - 13:20
(Foto: Canva)

Se secar roupa já não é lá uma tarefa tão simples para quem não possui secadora e mora em apartamentos com pouca ventilação e luz do sol, em dias de frio e com céu encoberto a situação fica ainda mais complicada. No Manhã da Mais a apresentadora Carol Chab te ensina dicas para secar suas roupas mais rápido para os dias chuvosos.

A ciência ajuda a contornar a situação com práticas bem simples que vão do uso do ventilador a congelar a roupa, sim, isso mesmo, colocar no freezer. Antes de mais nada é preciso entender que a secagem de tecidos, sejam eles compostos por fibras vegetais ou sintéticas, é basicamente o efeito de duas coisas: transferência de ar e transferência de calor.

Ventilador e secador de cabelo
Um dos métodos mais simples para secar a roupa mais rapidamente é usar o ventilador.

Quanto mais você movimentar essa roupa, mesmo que pareça uma bandeira esvoaçando ao vento, melhor. A umidade do vento produzido pelo ventilador é menor do que a que está na roupa, e daí ela seca.

O uso do secador é eficaz para uma quantidade menor de peças e demanda alguns cuidados: manter uma distância mínima de dez centímetros da peça para o aparelho, movimentar o jato de ar em várias direções para que o calor seja distribuído mais uniformemente e não usar a velocidade máxima do secador.

Micro-ondas e freezer
O mais instantâneo é o do micro-ondas. Porém, é o mais arriscado, pois pode manchar a roupa. No processo de micro-ondas, as moléculas de água presentes nas roupas se agitam de uma maneira muito rápida, gerando atrito e, consequentemente, a evaporação. É fundamental monitorar o tempo e dobrar de forma cuidadosa a peça de roupa, além de higienizar de forma adequada o micro-ondas antes de colocar as peças.

Lavar a sua peça de roupa, dobrá-la, amassá-la para tirar o excesso de água, colocar num saquinho plástico e levá-la ao freezer do frigobar. No dia seguinte, é só abrir o saquinho, abrir a peça de roupa e chacoalhar a roupa para tirar as minúsculas pedras de gelo que se formaram no tecido. E, acredite, ela estará seca. "A água se solidifica e fica entre as fibras e filamentos. Dependendo da temperatura do freezer, a transformação de água em gelo pode ocorrer em duas horas. 


Se secar roupa já não é lá uma tarefa tão simples para quem não possui secadora e mora em apartamentos com pouca ventilação e luz do sol, em dias de frio e com céu encoberto a situação fica ainda mais complicada. No Manhã da Mais a apresentadora Carol Chab te ensina dicas para secar suas roupas mais rápido para os dias chuvosos. A ciência ajuda a contornar a situação com práticas bem simples que vão do uso do ventilador a congelar a roupa, sim, isso mesmo, colocar no freezer. Antes de mais nada é preciso entender que a secagem de tecidos, sejam eles compostos por fibras vegetais ou sintéticas, é basicamente o efeito de duas coisas: transferência de ar e transferência de calor. Ventilador e secador de cabelo Um dos métodos mais simples para secar a roupa mais rapidamente é usar o ventilador. Quanto mais você movimentar essa roupa, mesmo que pareça uma bandeira esvoaçando ao vento, melhor. A umidade do vento produzido pelo ventilador é menor do que a que está na roupa, e daí ela seca. O uso do secador é eficaz para uma quantidade menor de peças e demanda alguns cuidados: manter uma distância mínima de dez centímetros da peça para o aparelho, movimentar o jato de ar em várias direções para que o calor seja distribuído mais uniformemente e não usar a velocidade máxima do secador. Micro-ondas e freezer O mais instantâneo é o do micro-ondas. Porém, é o mais arriscado, pois pode manchar a roupa. No processo de micro-ondas, as moléculas de água presentes nas roupas se agitam de uma maneira muito rápida, gerando atrito e, consequentemente, a evaporação. É fundamental monitorar o tempo e dobrar de forma cuidadosa a peça de roupa, além de higienizar de forma adequada o micro-ondas antes de colocar as peças. Lavar a sua peça de roupa, dobrá-la, amassá-la para tirar o excesso de água, colocar num saquinho plástico e levá-la ao freezer do frigobar. No dia seguinte, é só abrir o saquinho, abrir a peça de roupa e chacoalhar a roupa para tirar as minúsculas pedras de gelo que se formaram no tecido. E, acredite, ela estará seca. "A água se solidifica e fica entre as fibras e filamentos. Dependendo da temperatura do freezer, a transformação de água em gelo pode ocorrer em duas horas.

Desenvolvido por: