88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Clínicas de diálise podem deixar de atender pacientes do SUS no Paraná 12 de janeiro de 2022 - 14:35

(Foto: Divulgação)

Cerca de 14 clínicas de diálise que prestam serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo tratamento de Terapia Renal Substitutiva (TRS) a 1860 pacientes renais crônicos, não receberam repasses referentes aos serviços prestados em novembro, somando mais de R$ 7 milhões. 

Mesmo com as dramáticas condições de recursos, as clínicas continuam atendendo pacientes com doença renal crônica, sem garantir até quando conseguirão manter o tratamento.
 
A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) alerta que o atraso no repasse do pagamento da TRS pelas Secretarias de Saúde às clínicas conveniadas ao SUS está entre os problemas recorrentes na nefrologia. 

Muitos gestores chegam a atrasar em mais de 40 dias o repasse após a liberação do recurso pelo Ministério da Saúde, visto que de acordo com a legislação, o pagamento deveria ser feito em cinco dias úteis. 

Frente ao cenário atual, a ABCDT luta pelo fim dos atrasos de repasses e reitera a importância de as Secretarias manterem-se dentro do prazo legal da Portaria Ministerial e respeitarem os recursos do Fundo Nacional de Saúde destinados à nefrologia. 

Relacionados

Desenvolvido por: